
Eficiência foi a palavra de ordem da última rodada de apresentações de trabalhos de Mestrado e Doutorado, realizada em fevereiro, do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (PPGMV) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Buscando diminuir as distâncias e reduzir os custos, o professor Hélio Manso, firmou uma parceria com a iniciativa privada que garantiu a concessão do software da Cisco, WebEX, para videoconferência durante as defesas.
“A banca de avaliação precisa ser formada por docentes internos e de outras instituições. Temos muitos colegas nas universidades da Bahia, Ceará e Minas Gerais, mas o custo para trazê-los fica além do que podemos arcar. O programa cedido foi essencial porque pudemos compor a banca com profissionais de diversos lugares sem despesas e ainda elevamos o nível das discussões”, explicou Manso.
Segundo ele, os técnicos da empresa parceira, uma multinacional de ração, também puderam assistir às apresentações. “Foi uma parceria ganha-ganha. Eles nos cederam as salas virtuais e fizemos discussões riquíssimas que beneficiaram os seus colaboradores no mundo todo. A internet da UFRPE também funcionou muito bem e não tivemos nenhum problema de ordem técnica”.
Para o docente, essa é uma solução que não deveria ser desperdiçada, mas ser aplicada em diversas situações. “Com a licença de um software como esse podemos ampliar as videoconferências não apenas para as defesas, mas também para as aulas da PPGMV. Seria fantástico se conseguíssemos transmitir as nossas aulas para alunos de outras universidades e vice-versa. É a ampliação de conhecimento e troca de ideias”, destacou.