Frequentemente os discentes do PPGMV atuam nas atividades de ensino e extensão realizadas no Hospital Veterinário, Clínica de Bovinos de Garanhuns, Estação Experimental de Pequenos Animais do Carpina e demais locais da sociedade como escolas, propriedades rurais, clínicas veterinárias, postos de saúde, entre outros, e sempre em parceria com o Departamento de Medicina Veterinária e Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da UFRPE ou outras áreas da universidade, contribuindo para fomentar a discussão científica entre os alunos de medicina veterinária e de outros cursos envolvidos com os projetos de pesquisa, além de desenvolverem práticas ambulatoriais e hospitalares, favorecendo a discussão para o desenvolvimento de novos projetos. 

Do ponto de vista de inserção social, merecem destaque o Hospital Escola Veterinário (HOVET), situado no departamento de Medicina Veterinária da sede da UFRPE e no qual estão lotados 65% dos docentes do PPGMV. Esses docentes exercem atividades fundamentais aos cidadãos pernambucanos e também de outros Estados vizinhos, pois oferecem serviços médicos veterinários extremamente especializados e que contam com a participação de alunos de graduação de medicina veterinária da UFRPE e do PPGMV. Os profissionais do HOVET/PPGMV prestam atendimento clínico, cirúrgico, oncológico, reprodutivo para animais de diferentes espécies. Dessa maneira, são oferecidos os seguintes serviços às comunidades:

DOCENTES DO DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA

ANDREA ALICE F. OLIVEIRA - serviço especializado de oncologia de animais de companhia; 
ANDRÉ MARIANO BATISTA - assistência reprodutiva para animais de produção;
AUREA WISCHRAL – assistência reprodutiva para animais de produção;
CLAUDIO COUTINHO BARTOLOMEU - assistência reprodutiva para animais de produção;
EDUARDO ALBERTO TUDURY – serviço especializado de neurologia e ortopedia de cães/gatos;
EVILDA RODRIGUES DE LIMA – serviço especializado de geriatria de cães e gatos e acupuntura;
FABIANO SELLOS COSTA – serviço de diagnóstico por imagem;
HUBER RIZZO – serviço de clínica médica de ruminantes; visitas a fazendas para atendimento 
JEAN CARLOS RAMOS DA SILVA – assistência em epidemiologia e saúde única;
MARCOS ANTONIO LEMOS DE OLIVEIRA - assistência reprodutiva para animais de produção;
PIERRE CASTRO SOARES - serviço de clínica médica de ruminantes; visitas à fazendas; 
ROBERTO SOARES DE CASTRO – diagnóstico de doenças infecciosas, principalmente doenças causadas por vírus.

DOCENTES DO DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA E FISIOLOGIA ANIMAL

ELLEN CORDEIRO BENTO DA SILVA - assistência reprodutiva para animais de produção;
FABIO DE SOUZA MENDONÇA – assistência diagnóstica de doenças de animais de produção;
FABRICIO BEZERRA DE SÁ – serviço especializado de oftalmologia e cirurgia oftálmica.
JOAQUIM EVÊNCIO NETO - assistência diagnóstica de doenças de aves;
FRANCISCO DE ASSIS LEITE SOUZA - assistência diagnóstica de doenças de animais de produção;

CLÍNICA DE BOVINOS DE GARANHUNS

CARLA LOPES DE MENDONÇA - serviço especializado de patologia clínica para animais de produção;
JOSÉ AUGUSTO BASTOS AFONSO DA SILVA - serviço especializado de clínica e cirurgia de ruminantes. 

Nesse sentido, as atividades desenvolvidas pelos docentes acima citados são fundamentais e contribuem para o desenvolvimento microrregional, regional e/ou nacional por meio da prestação de serviços e treinamento de recursos humanos altamente qualificados; aumento da produtividade agropecuária, produção de bem estar animal, vigilância de epizootias por meio de diagnóstico de doenças de importância veterinária com repercussão econômica; disseminação de técnicas e conhecimentos em medicina veterinária que melhoram o desempenho social e econômico da região em que se insere, além de inestimável Impacto educacional pela contribuição para a melhoria de graduação em medicina veterinária e formação de mestres e doutores.

Além disso, os discentes de mestrado e doutorado das áreas de clínica médica e cirúrgica, tanto de pequenos quanto de animais de produção desempenham um papel fundamental à sociedade Pernambucana. Esses discentes, sob tutoria de seus orientadores são responsáveis pelo atendimento médico veterinário de animais domésticos realizados no Hospital Veterinário e na Clínica de Bovinos de Garanhuns. Além de serem beneficiados pelos ensinamentos nesses hospitais escolsa, os discentes de mestrado e doutorado fornecem um serviço altamente especializado e que se traduz em benefícios no âmbito da Saúde Única para a População de Pernambuco. Como exemplo, tem-se o atendimento ambulatorial em acupuntura no Hospital Veterinário na sede em Recife, onde são atendidos animais de tutores carentes de Recife e região metropolitana, em busca de assistência médico veterinária, visto que os mesmos não dispõem de recursos financeiros para tal serviço. O serviço é focado na perspectiva da prevenção, promoção e recuperação da saúde, com ênfase voltada para o cuidado continuado, humanizado e integral em saúde. Já no serviço de oftalmologia, é realizado o atendimento clínico (observação das estruturas oculares com os aparelhos: oftalmoscópio, luz de fenda e lupas de aumento), teste de Schimer para avaliar a produção lacrimal, tonometria para avaliar a pressão intraocular dos animais. Após o diagnóstico clínico é realizada a prescrição do tratamento e agendamento do retorno. Caso o animal apresente catarata ou ocorra a suspeita de alterações como descolamento de retina, neoplasias exames complementares são realizados no Laboratório de Oftalmologia Experimental (LOE- UFRPE). A exemplo temos a ultrassonografia ocular, que avalia todas as estruturas que por algum motivo não é possível observar com os aparelhos citados, o eletrorretinograma que avalia a função da retina. Citologias são realizadas a fim de identificar o crescimento microbiano ocular e realizar um tratamento mais assertivo. Caso seja identificado afecções que necessitem de cirurgia, como pelos ectópicos, cataratas, entrópios, os animais, após a realização de exames pré-operatórios passam por procedimento cirúrgico para correção.

O PPGMV, além das atividades de pesquisa nos diferentes laboratórios da UFRPE, também tem professores que desenvolvem programas tanto de educação sanitária quanto ambiental em diferentes localidades, onde os projetos de campo são desenvolvidos. Além disso, os nossos alunos participam de projetos de extensão em comunidades carentes e em alguns assentamentos na Área rural. Porém, o principal meio de interação social que ocorre se dá pelo atendimento médico-veterinário gratuito no HOVET e CGB, tanto de animais de produção, quanto de pequenos animais. Esses tipos de programas ajudam na melhor compreensão das relações entre as pesquisas, sejam elas associados às enfermidades ambientais e de bem-estar de animais de trabalho e companhia, tanto por parte de nossos alunos quanto dos professores. Muitas dessas atividades ajudam no treinamento dos alunos nessas áreas e incentivam o desenvolvimento de parcerias e cooperação em diferentes segmentos da sociedade. Todas as atividades descritas contam com a insubstituível participação dos alunos de graduação em medicina veterinária, mestrado e doutorado em que os mesmos participam das atividades presenciais de atendimento, mas também da confecção de material didático, cartilhas, folders e material de divulgação que é entregue à sociedade.