
Publicado em 28/09/2017
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária aprovou recentemente na Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), por meio do Edital – 01/2017 de Estímulo à Cooperação Internacional dos Programas de Pós-Graduação de Pernambuco em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o o projeto de pesquisa Metodologias Aplicadas ao Controle das Intoxicações por Plantas em Herbívoros e Estudo das Plantas Tóxicas de Pernambuco. O objetivo do edital é apoiar os Programas de Pós-graduação (PPG), sob a forma de diárias e passagens para o intercâmbio internacional de discentes e docentes.
Os principais objetivos desse projeto são a criação de uma metodologia para prevenir intoxicações por plantas que contém monofluoracetato de sódio e descrever a epidemiologia, sinais clínicos, patogenia de algumas intoxicações por espécies de plantas tóxicas ainda não descritas na literatura como de importância para a pecuária. Ainda se objetiva a formação de um pós-doutor na área de Medicina Veterinária com ênfase em Diagnóstico de Doenças de Animais de Produção, mais especificamente em Patologia Toxicológica. Para isso, estão agendadas missões internacionais para a realização de parte dos estudos no Poisonous Plant Research Laboratory, em Utah, EUA e, também na AgroParisTech em Paris/França.
Para o Coordenador do PPGMV, a provação do projeto no edital vem em um momento muito importante, tendo em vista que o curso se manteve com elevado conceito na CAPES e necessita de projetos de cooperação internacional para alcançar o conceito 6 da CAPES.