Investigação de surto em cavalos

A equipe do Laboratório de Diagnóstico Animal (LDA-UFRPE), liderada pelo Professor Fábio de Souza Mendonça, docente do PPGMV, bem como discentes de Mestrado do Programa, tem trabalhado em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), com o Centro Universtiário CESMAC (Alagoas) e Laboratório de Patologia Animal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (LPA-UFRRJ), para prestar apoio e serviço diagnóstico em um dos maiores desastres na medicina equina já registrados no Brasil. O foco da ação é investigar o surto causado pela contaminação de rações comerciais com monocrotalina, uma substância tóxica encontrada em plantas do gênero Crotalaria, que já resultou na morte de ao menos 245 cavalos.


A tragédia, que tem afetado diversas regiões do país, continua sendo monitorada de perto pelas equipes envolvidas, que estão dedicando esforços para identificar as causas exatas da contaminação e minimizar os danos. A colaboração entre as instituições tem sido fundamental para fornecer respostas rápidas e precisas, além de estratégias de mitigação para evitar mais perdas.


“A situação é crítica e estamos trabalhando incansavelmente para apoiar as investigações e oferecer soluções imediatas. As equipes do LDA-UFRPE, MAPA e LPA-UFRRJ estão comprometidas em dar continuidade ao trabalho de diagnóstico e buscar alternativas para garantir a segurança alimentar e a saúde dos animais”, declarou o Professor Fábio de Souza Mendonça.

 

O Prof. Fábio Mendonça, recentemente concedeu uma entrevista sobre o caso ao Programa Agrocultura RS que pode ser assistida na íntegra pelo link do Youtube https://youtu.be/AxviVSX00hM?si=RbJ74ap0pVK7ok2S

 

O PPGMV parabeniza o Prof. Fábio Mendonça e os docentes envolvidos pelo excelente trabalho que tem sido realizado para solucionar este caso de intoxicação.