A médica veterinária Raquel Rubia Rech, docente na Texas A&M University (Texas, EUA), ficará 15 dias na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para desenvolver o projeto intitulado “Doenças neurológicas em animais de produção: treinamento para diagnóstico de doenças endêmicas e transfronteiriças”. A professora foi aprovada no Programa Professor Visitante do Exterior (PVE), da CAPES e deve chegar ao Brasil no mês de dezembro deste ano.
O PVE promove visitas de professores e pesquisadores, atuantes no exterior em todas as áreas de conhecimento, cuja formação e experiência profissional representem uma contribuição inovadora para os Programas de Pós-Graduação participantes do Programa CAPES-PrInt-UFRPE.
Segundo Raquel, o objetivo é aplicar os princípios da andragogia para guiar os estudantes, de graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária, na aprendizagem independente de diagnóstico de doenças do sistema nervoso em animais de produção, além de abordar as principais doenças priônicas, virais, bacterianas, parasitárias e fúngicas, bem como as deficiências minerais e doenças causadas por plantas tóxicas que afetam o sistema nervoso destes animais.
“Além de todos os ganhos acadêmicos que teremos com a presença da Raquel aqui, essa é também uma oportunidade para ampliarmos e consolidarmos nossas parcerias internacionais a fim de que aprofundemos ainda mais as nossas pesquisas”, explica o coordenador do Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária da UFRPE, Fábio Mendonça.
Raquel Rubia Rech possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1999), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e doutorado pela mesma universidade (2007). É diplomada pelo Colégio Americano de Patologia Veterinária (ACVP, 2009). Em 2010, concluiu o programa de residência em patologia veterinária na University of Georgia, USA. Atuou como clinical instructor na mesma universidade até janeiro de 2011 e pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves de 2011-2013. Desde setembro de 2013 eh Clinical Assistant Professor na Texas A&M University em College Station, Texas, Estados Unidos. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico em patologia veterinária, doenças infecciosas e neuropatologia.