
Na manhã de hoje, 14 de julho de 2025, nasceu um bezerro proveniente de um embrião bovino produzido in vitro, vitrificado utilizando o sistema Cryotop e a proteína anticongelante tipo 3 (AFP tipo 3).
O embrião foi produzido em 2022 no contexto de um projeto de doutorado, sendo posteriormente reaquecido e transferido em setembro de 2024. A gestação evoluiu normalmente, culminando no nascimento de um animal saudável e vigoroso.
A pesquisa que originou este resultado foi apresentada na tese intitulada “Avaliando os efeitos das proteínas anticongelantes na viabilidade de embriões bovinos produzidos in vitro vitrificados”, defendida pelo Dr. Rafael Artur da Silva Júnior neste Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da UFRPE.
Esse marco científico reforça a eficácia das estratégias de criopreservação embrionária adotadas pelo grupo, bem como o potencial da AFP tipo 3 como aditivo crioprotetor em protocolos de vitrificação.
O Laboratório de Biotécnicas Aplicadas à Reprodução, coordenado pelos docentes deste PPGMV, Prof. André Mariano e Prof. Cláudio Coutinho segue firme no compromisso com o avanço da biotecnologia aplicada à reprodução animal.