
O Congresso Brasileiro de Patologia Veterinária (CBPV) e o Encontro Nacional de Patologia Veterinária (ENAPAVE) são os eventos oficiais da Associação Brasileira de Patologia Veterinária e um dos mais importantes eventos sobre o diagnóstico de doenças de animais do Brasil e da América Latina. Em sua 6ª e 20ª edição, respectivamente, o CBPV e ENAPAVE reuniram estudantes de graduação, pós-graduação, médicos veterinários e pesquisadores de vários países para discutir e apresentar as novidades científicas relacionadas à patologia veterinária.
Foi neste evento, realizado entre 26 e 30 de julho de 2021, que os estudantes Bruno Henrique de Albuquerque Paiva e Silvio Miguel Castillo Fonseca se destacaram com os seus trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Laboratório de Diagnóstico Animal (LDA) do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal (DMFA) da UFRPE. Dentre os mais de 350 trabalhos de pesquisa enviados de todo o Brasil e exterior para avaliação no congresso, dois trabalhos (de um total de 10 enviados pelo grupo do laboratório), foram escolhidos para apresentação oral e concorreram às premiações nas categorias “Técnicas de Diagnóstico” e “Animais de Grande Porte e de Produção”.
O trabalho intitulado “Uso da neve carbônica em micrótomo de deslizamento como opção à congelação de amostras provenientes de biópsias transcirúrgicas em Medicina Veterinária” coordenado pelo Prof. Dr. Francisco de Assis Leite Souza (LDA/DMFA/PPGMV) foi agraciado como o melhor trabalho na categoria Técnicas de Diagnóstico. O resumo continha resultados parciais da dissertação de mestrado de Bruno Paiva, discente de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (PPGMV) da UFRPE, tendo sido apresentado de forma oral no evento pelo discente de graduação em Medicina Veterinária, João Victor Santos da Silva e contou ainda, com a colaboração do Prof. Dr. Fabrício Sá e da Dra. Edna Barros, ambos do DMFA e do Dr. Robério Siqueira, Médico Veterinário do DMV. Para o Prof. Francisco Souza “esse foi um momento ímpar, pois receber a honraria em meio a tantos outros trabalhos de qualidade foi motivador. Além disso, essa premiação só fortalece ainda mais nossas cooperações intra e interinstitucionais e quem ganha com isso são os alunos, a sociedade e a ciência brasileira”.
Já o trabalho intitulado “Patologia comparada da intoxicação por swainsonina e calisteginas em caprinos” coordenado pelo Prof. Dr. Fábio de Souza Mendonça (LDA/DMFA/PPGMV) ficou em 2º lugar da categoria Animais de Grande Porte e de Produção. Esse trabalho foi originado a partir da dissertação de mestrado do aluno Silvio Castillo, estudante da Nicarágua e atualmente doutorando em Ciência Veterinária, que chegou ao PPGMV/UFRPE por meio da cooperação com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB). Para o Prof. Fábio Mendonça este foi um momento único para toda a equipe do LDA. “Ter trabalhos premiados oriundos de projetos que foram desenvolvidos mesmo diante das limitações impostas pela pandemia de covid-19 não foi fácil, mas graças ao nosso intenso trabalho de equipe conseguimos”. “Também não podemos esquecer de agradecer à todos os profissionais que cooperaram conosco, em especial o Prof. Francisco Fernando Ramos Carvalho, do Departamento de Zootecnia da UFRPE, o Prof. Anibal Armien da University of California Davis e o Dr. Daniel Cook do Poisonous Plant Research Laboratory”, ponderou o professor